Chuvas fortes e raios devem voltar à tarde e noite de hoje e madrugada de sexta

Em quatro horas, foram acumulados 40 mm de chuvas em Igarassu e Olinda; 38 mm em Camaragibe e 37 no Recife



Por volta das 8h, o céu e Boa Viagem estava escuro. Foto: Rhay Sales/Instagram/Cortesia
Por volta das 8h, o céu e Boa Viagem estava escuro. Foto: Rhay Sales/Instagram/Cortesia
 
 As chuvas moderadas a fortes registradas no início da manhã desta quinta-feira devem voltar a atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR) e zonas da Mata Sul e Norte no final da tarde e noite de hoje e na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Thiago do Vale, as precipitações devem voltar a acontecer acompanhadas de relâmpagos e trovões, característicos do sistema que atravessa a região, com nuvens bem desenvolvidas. "As pancadas que aconteceram pela manhão deverão se repetir, mas na madrugada elas tendem a ser mais contínuas, porém de menor intensidade", prevê.

Ainda segundo o meteorologista, das 5h, quando as chuvas tiveram início, até as 9h, ou seja, em quatro horas, foram acumulados 40 mm de chuvas em Igarassu e Olinda; 38 mm em Camaragibe e 37 no Recife. Para Thiago, não é válido comparar o índice com o esperado para o mês de janeiro, que é de 40 mm, por se trataram de ocorrências consideradas normais para a época, conhecidas como "chuvas de janeiro" ou "chuvas de verão". "Essa comparação daria a entender que se trata de uma chuva acima do normal, o que não é verdade. Além disso, o acumulado ainda deve aumentar com as próxima chuvas que ainda são esperadas para hoje e amanhã", acrescentou.
Em Boa Viagem, uma mulher ficou ferida após uma colisão entre dois veículos na Via Mangue. Foto: Bombeiros/Divulgação
Em Boa Viagem, uma mulher ficou ferida após uma colisão entre dois veículos na Via Mangue. Foto: Bombeiros/Divulgação

Desde ontem, a Apac emitiu um alerta de chuvas fortes para toda a Região Metropolitana, Matas Sul e Norte. Segundo o comunicado, as áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens convectivas no Oceano Atlântico, que se deslocam para o continente, provocando as chuvas. A Defesa Civil foi acionada e permanece de prontidão. No Recife, ela atende pelo telefone 08000813400 em plantão de 24 horas.

Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada. Na manhã desta quinta-feira, o trânsito foi mais afetado pelas chuvas. Pistas alagadas e molhadas e visibilidade reduzida deixaram o tráfego bastante lento e perigoso nas vias do Grande Recife. Em Boa Viagem, uma mulher ficou ferida após uma colisão entre dois veículos no cruzamento da Via Mangue com a Rua Félix de Brito. A professora de educação física ficou presa às ferragens do veículo que conduzia e teve que ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.A operação, iniciada por volta das 7h, durou aproximadamente meia hora. A vítima passa bem.

Além do acidente, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) registrou ontos de alagamentos na Avenida Santos Dumont, próximo à lanchonete Vintage; na Avenida Norte, próximo à Avenida João de Barros; no Largo do Cabanga no sentido Boa Viagem, próximo à Ponte Paulo Guerra e na Avenida Agamenon Magalhães. A CTTU orientou os condutores a não frear bruscamente e a reduzir a velocidade para evitar acidentes.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Comentários