Comitê Olímpico cobra medidas preventivas

Preocupado com o noticiário internacional sobre a propagação do vírus zika no país, o Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a fazer consultas sistemáticas ao Comitê Rio-2016 a respeito das medidas que estão sendo adotadas para evitar que a doença atinja atletas, integrantes das delegações, espectadores, voluntários e trabalhadores envolvidos nas Olimpíadas, que ocorrerão em agosto. Protagonistas na competição, países como os Estados Unidos até mesmo já emitiram alerta a turistas para reconsiderar a decisão de visitar o Brasil ou outros lugares com surto de infestação.
Além das medidas de saúde pública, coordenadas pelo Ministério da Saúde, o comitê organizador informou ao COI que está ocorrendo um trabalho preventivo de inspeção e eliminação de focos em todas as instalações, hoje sob responsabilidade da prefeitura. Até o fumacê poderá ser utilizado, se houver recomendação sanitária para sua utilização. Estão sendo eliminados pontos de água parada dentro das instalações olímpicas.
O trabalho de prevenção deve ocorrer até julho, um mês antes do início das competições. A Rio-2016 afirma ainda que agosto, o mês das Olimpíadas, tem o clima seco como característica, o que reduziria a incidência do mosquito Aedes aegypti. Este vem sendo um dos principais argumentos utilizados para tranquilizar os representantes do COI.
Ainda assim, os organizadores dos Jogos explicam que o monitoramento de focos continuará durante o evento. Em caso da existência de risco, a Rio-2016 informa que adotará, mesmo durante as Olimpíadas, todas as medidas necessárias. E, se for a orientação das autoridades sanitárias, também vai usar o fumacê nos dias de evento esportivo. Não há restrição alguma para que o produto seja borrifado horas antes dos jogos.

Fonte: O Globo.

Comentários