Reservatório de Copiti recebe visita do Ministro da Integração Nacional e do Governador de São Paulo

Projeto de Integração do Rio Francisco entrega água ao estado de Pernambuco. As obras estão em fase final e promete beneficiar milhões moradores


Reservatório de Copiti recebe visita do Ministro da Integração Nacional e do Governador de São Paulo
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin visitaram o reservatório de Copiti, no município de Custódia. O presidente da Câmara dos Vereadores, Fábio Medeiros Rocha (Neguinho), juntamente com outros parlamentares e representantes da prefeitura recepcionaram a comitiva que vistoriaram o funcionamento das estruturas de engenharia do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. 
O Estado de São Paulo emprestou a Copiti quatro conjuntos de motobombas flutuantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar o enchimento dos reservatórios. O governador ressaltou que as bombas são as mesmas utilizadas na seca de 2014, no sistema Cantareira. “São super bombas, potentes, capazes de bombear 2 m³/s de água. Ela permite chegar ao destinatário final com mais rapidez”.
O Ministro Helder atestou a eficiência dos equipamentos desde o reservatório Braúnas que antecipou o prazo de passagem da água. Pela segunda vez, são fundamentais para o processo de distribuição e enchimento em Copiti. De acordo com Helder, o executivo conseguiu em 10 meses estabelecer um prazo e cumprir a conclusão do Projeto. “O histórico das obras é de prazo marcados e remarcados. Já se passaram 10 anos desde o início e nós estamos cumprindo nossa meta de entregar água à Paraíba, em março”.
Neguinho da Maravilha reconhece que a chegada, e principalmente, a finalização da Transposição é uma das mais importantes obras estruturais já realizadas no Nordeste. “Assim vamos conseguir dar mais qualidade de vida aos moradores do sertão, cidades e municípios que sofreram e sofrem com a seca”. Serão 12 milhões de pessoas entres os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte beneficiadas com água para o consumo próprio e melhor aproveitamento da água dos reservatórios locais.
As águas do Velho Chico já percorreram mais de 117 km saindo de Floresta (PE) no sentido a Monteiro (PB). Está previsto para primeira semana de março a chegada da água na Paraíba, concluído as obras principais do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Mas durante o ano de 2017, obras de acabamento serão realizadas, nada que comprometa o percurso da água.
R.A

Comentários