Polícia Civil apreende material radioativo em aeroporto do Rio




Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, interceptaram nesta quinta-feira um veículo próximo ao Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade. De propriedade de uma empresa sediada em São Paulo, o Fiat Doblo transportava material radioativo de uso medicinal.

De acordo com a Polícia Civil, embora o carro pertença a uma empresa localizada na capital paulista, o material radioativo denominado 18F-FDG foi encaminhado ao Rio por uma empresa com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de transporte aéreo. O material era destinado a duas empresas do setor médico da capital fluminense.

Lei ambiental
A Polícia Civil informou ainda que a empresa, que faria o transporte do material no carro interceptado, tem autorização, mas os agentes coordenados pelo delegado José Luiz Duarte encontraram várias irregularidades.

O motorista foi preso em flagrante pelo crime previsto no artigo 56 da lei ambiental, que proíbe o transporte de substâncias nocivas à saúde humana, flora e fauna em desacordo com as normas técnicas.

O material e o veículo apreendidos foram examinados pelo perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Conforme a polícia, o descarte do material será feito pela CNEN.
 
Fonte : Diário de Pernambuco

Comentários